Cáritas Diocesana de Leiria


Cáritas Diocesana de LeiriaA Cáritas Diocesana de Leiria é um organismo da Igreja Diocesana que se destina a promover a ação sócio-caritativa na área da Diocese. Tem como objetivo o desenvolvimento de ações de apoio às camadas mais carenciadas da população; de socorro e ajuda entre as comunidades; de cooperação com quaisquer entidades que prossigam os mesmos fins.

No ano transato a Cáritas Diocesana atendeu 917 pessoas, distribuiu 25.691 bens não alimentares, 191.614 kg de bens alimentares. 290 crianças/adolescentes frequentaram a colónia de férias da praia do Pedrógão. Foi ainda prestada ajuda na compra de medicamentos e nas despesas domésticas como o pagamento de água e eletricidade, etc.

Website da Cáritas Diocesana de Leiria: www.caritas.pt/leiria/

Centro de Acolhimento "O Girassol"


Centro de Acolhimento "O Girassol"O Centro de Acolhimento Temporário “O Girassol” existe desde abril de 2001 e é uma valência da ADESERII (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande). Tem como objetivo acolher 14 crianças entre os 0 e os 12 anos, que se encontrem em situação de negligência, abandono, maus tratos físicos e psicológicos e abuso sexual, garantindo os cuidados adequados às suas necessidades e proporcionando condições tão aproximadas quanto possível à de uma estrutura familiar.
Após o acolhimento, a instituição tem como funções proceder ao despiste e diagnóstico da situação de cada criança de forma a poder denir um projeto de vida adequado, que pode passar pelo retorno à família biológica, à adoção, ou à institucionalização de caráter denitivo. A sustentabilidade desta casa é suportada em cerca de 80% pelo Instituto de Segurança Social, sendo a restante percentagem suportada pela autarquia e sociedade civil.

Centro de Acolhimento de Leiria


Centro de Acolhimento de LeiriaO Centro de Acolhimento de Leiria é uma obra da Paroquia de Leiria, inaugurada no ano de 1998, com o objectivo de acolher todas as pessoas que manifestem carências primárias, para que estas sejam satisfeitas com respeito e dignidade. A face mais visível da nossa actuação é a da alimentação, os cuidados de higiene pessoal e de vestuário, o pagamento de medicamentos e controlo da toma dos mesmos, a articulação com a família, serviços e/ou instituições, etc. Mas o mais importante é o apoio que tentamos dar no sentido de ajudar cada pessoa, consoante a sua realidade, a adquirir as “ferramentas” necessárias para que venha a conseguir tomar as rédeas da sua vida de uma forma positiva.
O Centro de Acolhimento não tem qualquer subsídio estatal, sendo todas as despesas de funcionamento assumidas na íntegra pela paróquia, parceiros e benfeitores, que fazem os seus donativos em géneros ou em dinheiro, possibilitando que mantenhamos a porta aberta e apoiemos todos os que diariamente nos procuram.